Açúcar amarelo: 750 gr
Abóbora porqueira: 1 kg
Pau de canela: 1
Laranja: 1 (sumo e casca ralada)
Cravinho: 1
Preparação
Descasca a abóbora, retira as pevides, desfaz em fios e corta a restante em pedaços pequenos. Num tacho põe o açúcar, o pau de canela, o cravinho, a laranja ralada e o sumo sobre a abóbora. Deixa-se marinar por duas a três horas (eu deixo de um dia para o outro). Leva a lume brando para cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado pois tem tendência a salpicar.
Está pronto quando tira um pouco de compota para um pires e ao passar com a colher ao meio, ela fica dividida, sem se juntar.
Num tacho com água a ferver ponha os frascos e as tampas, deixe ferver durante 5 minutos, retire com uma tenaz e deixe secar sobre um pano. Encha totalmente com doce e feche.
SANDRA’S MELON PUMPKIN JAM
Ingredients
Brown sugar: 750 gr
Lemon pumpkin: 1 kg
Cinnamon stick: 1
Orange: 1 (zest and juice)
Clove: 1
Preparation
Peel the pumpkin, remove the seeds, break it in wires and cut the rest in small pieces. In a pan put the sugar, cinnamon stick, the clove, the orange zest and juice over the pumpkin. Let it in marinade for two or three hours (I let it from a day to another). Take it to cook slowly, stirring from time to time, carefully because it tends to splash.
The jam is ready when after dropping a portion into a small plate and cross a spoon through, it keeps divided without joining back together.
In a pan with boiling water lay the jars and the covers, let it boil for 5 minutes, remove them with a tongs and let it dry over a cloth. Fill with jam and close.
Miga, já fiz esta compota e é maravilhosa, postei no meu blog hoje, obrigada pela partilha...
ResponderEliminarJinhos fofos
Fico muito feliz que tenha gostado! Gostei das sementes de cardamomo no lugar do cravinho, hei-de experimentar.
ResponderEliminarFica deliciosa com requeijão ou um queijinho fresco salgado!
O meu obrigada pela referência e parabéns.
Beijinhos
Olá, eu tenho uma abóbora porqueira e gostava de experimentar a fazer o doce mas gostava de saber se usou uma faca normal p a cortar ou se tal como a gila teve que usar só utensilios de pau? Obrigada. Ana
ResponderEliminarOlá Ana,
ResponderEliminarCortei a abóbora em pedaços com uma faca normal, tentei desfiar o máximo de polpa com os dedos e apenas cortei, também com uma faca normalíssima, aqueles pedaços de polpa que não se desfaziam com os dedos, em quadradinhos muito finos e pequenos.
Requer alguma paciência, mas a textura final fica semelhante aos fios do doce de gila.
Espero que goste do resultado.
Muito obrigada. Ana
ResponderEliminar