segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

COMPOTA DE ABÓBORA PORQUEIRA DA SANDRA

Ingredientes

Açúcar amarelo: 750 gr

Abóbora porqueira: 1 kg

Pau de canela: 1

Laranja: 1 (sumo e casca ralada)

Cravinho: 1

Preparação

Descasca a abóbora, retira as pevides, desfaz em fios e corta a restante em pedaços pequenos. Num tacho põe o açúcar, o pau de canela, o cravinho, a laranja ralada e o sumo sobre a abóbora. Deixa-se marinar por duas a três horas (eu deixo de um dia para o outro). Leva a lume brando para cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado pois tem tendência a salpicar.

Está pronto quando tira um pouco de compota para um pires e ao passar com a colher ao meio, ela fica dividida, sem se juntar.

Num tacho com água a ferver ponha os frascos e as tampas, deixe ferver durante 5 minutos, retire com uma tenaz e deixe secar sobre um pano. Encha totalmente com doce e feche.

____________

SANDRA’S MELON PUMPKIN JAM

Ingredients

Brown sugar: 750 gr

Lemon pumpkin: 1 kg

Cinnamon stick: 1

Orange: 1 (zest and juice)

Clove: 1

Preparation

Peel the pumpkin, remove the seeds, break it in wires and cut the rest in small pieces. In a pan put the sugar, cinnamon stick, the clove, the orange zest and juice over the pumpkin. Let it in marinade for two or three hours (I let it from a day to another). Take it to cook slowly, stirring from time to time, carefully because it tends to splash.

The jam is ready when after dropping a portion into a small plate and cross a spoon through, it keeps divided without joining back together.

In a pan with boiling water lay the jars and the covers, let it boil for 5 minutes, remove them with a tongs and let it dry over a cloth. Fill with jam and close.





5 comentários:

  1. Miga, já fiz esta compota e é maravilhosa, postei no meu blog hoje, obrigada pela partilha...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  2. Fico muito feliz que tenha gostado! Gostei das sementes de cardamomo no lugar do cravinho, hei-de experimentar.

    Fica deliciosa com requeijão ou um queijinho fresco salgado!

    O meu obrigada pela referência e parabéns.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, eu tenho uma abóbora porqueira e gostava de experimentar a fazer o doce mas gostava de saber se usou uma faca normal p a cortar ou se tal como a gila teve que usar só utensilios de pau? Obrigada. Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,

    Cortei a abóbora em pedaços com uma faca normal, tentei desfiar o máximo de polpa com os dedos e apenas cortei, também com uma faca normalíssima, aqueles pedaços de polpa que não se desfaziam com os dedos, em quadradinhos muito finos e pequenos.

    Requer alguma paciência, mas a textura final fica semelhante aos fios do doce de gila.

    Espero que goste do resultado.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails